Tempestade de areia e temporal coloca MS em alerta para este fim de semana

Mato Grosso do Sul está em alerta para dois acontecimentos com extremidades diferentes neste final de semana. Um é a tempestade de areia, enquanto o outro fenômeno é a tempestade que pode começar já na madrugada deste sábado (23).

Sobre o alerta de tempestade, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) destaca que as chuvas estão classificadas no risco de perigo e o comunicado está abrangendo 58 cidades do estado, incluindo Campo Grande.

O alerta estará sendo válido para às 3h da madrugada e permanecendo pelo restante deste sábado. No trecho do comunicado, o instituto ressalta que as chuvas podem ser de 30 a 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros ao dia.

Nesse meio tempo, podem acontecer rajadas de ventos entre 60 a 100 km/h e queda de granizo com grande risco de corte de energia elétrica.

No próximo domingo (24), Mato Grosso do Sul poderá estar vivenciando uma nova tempestade de areia – fenômeno que causou destruição com quedas de árvores, casas destalhadas e prejuízos para inúmeras pessoas.

O Climatempo é quem faz o alerta e elencou fatores para que a tempestade esteja de volta. Entre eles está o sistema de baixa pressão atmosférica que se forma entre o Paraguai e Mato Grosso do Sul.

Além de uma frente fria que passa na altura do Sudeste e canaliza a umidade que vem da região Norte e atravessa o estado sul-mato-grossense.

Reunindo todos os fatores acrescido a forte incidência de temporais gera o risco iminente de vendaval e a possibilidade de levantamento de poeira novamente.

Previsão do Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) aponta para uma atuação de uma frente fria associada a passagem de um cavado e ao transporte da umidade que trará novas chuvas.
Conforme a estimativa, a tendência é que todo o estado sul-mato-grossense esteja em alerta para tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventuais queda de granizo, onde a precipitação deve chegar até 100 milímetros ao dia.

(*) Top midia news