MS libera quarta dose da vacina para grupos especiais nesta quarta-feria

Governo do estado libera quarta dose de vacina da covid-19 para idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde. Os interessados poderão tomar o reforço a partir desta quarta-feira (09).

A decisão foi tomada exatamente no dia em que o estado atingiu a marca de 10 mil mortos pela covid-19 desde o começo da pandemia.

O secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende esteve em reunião do secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, com membros do Centro de Operações de Emergência de Mato Grosso do Sul (COE-MS).

“Temos mais de 80% de óbitos ocorrendo com idosos acima de 60 anos e, também, verificamos dia após dia a diminuição da nossa força de trabalho no Estado e nos municípios, com o grau extremamente elevado de contaminação pela Covid-19, nos trabalhadores de saúde. Então, decidimos vacinar todos os trabalhadores de saúde acima de 18 anos com a chamada quarta dose ou dose de reforço, e todos os idosos acima de 60 anos, com essa dose de reforço”, disse o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende.

Nesta terça-feira (08), a reportagem do Correio do Estado esteve na Seleta acompanhando a vacinação em terceira dose de algumas pessoas.

A determinação inclui  ainda as trabalhadoras de saúde, gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto) deverão receber a quarta dose, preferencialmente com o imunizante Pfizer. Para ser apto, o cidadão ainda tem que ter tomado a terceira dose há mais de quatro meses.

“Estamos tranquilos com a decisão, porque temos estoque suficiente nos municípios e nossa intenção é frear essa variante Ômicron que já está presente em 100% do estado”, conta o titular da SES.

“Temos essa certeza porque fizemos sequenciamento em parceria com a Fiocruz de Minas Gerais e foi verificado a procedência do vírus que está circulando no MS”, afirma.

Conforme nota da Secretaria Estadual de Saúde (SES), 85.863 trabalhadores da saúde e 282.802 pessoas com 60 anos ou mais estão aptas para tomar a quarta dose.

Segundo dados do eVacine-MS, são 258.843 imunizantes em estoque nos municípios, entre Coronavac (39.749), Astrazeneca (7.913), Pfizer (119.983) e Janssen (91.198).

Já na Coordenação Estadual de Vigilância Epidemiológica, são 407.450 doses entre Coronavac (66.800), Astrazeneca (22.710), Pfizer (287.010) e Janssen (30.930) disponíveis para serem enviadas aos municípios conforme solicitação.

(*) Correio do Estado