Governo de MS anuncia que rede estadual de ensino volta 100% presencial a partir de segunda-feira (4)

Após 503 dias na modalidade remota, a rede estadual de ensino retomará as aulas 100% de forma presencial a partir da próxima segunda-feira (4), em Campo Grande.

O anúncio foi feito durante coletiva do governo nesta quarta-feira (29), tanto pelo secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel, como o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Educação (SED). Edio Antônio Resende de Castro.

As aulas iniciaram na modalidade remota no dia 17 de março de 2020. período em que os primeiros casos do novo coronavírus foram registrados em Campo Grande e outras cidades do estado.

Desde então, as crianças e adolescentes tiveram atividades a serem feitas em casa. Há 58 dias, com o avanço da vacinação da Covid-19, as aulas passaram a funcionar tanto na modalidade remota como híbridas, respeitando também as bandeiras do Programa Prosseguir.

“Sempre foi uma batalha grande,

sempre brigamos, mas, sempre respeitando as autoridades de saúde e protocolos de biossegurança. Sabíamos que esse retorno deveria ser o mais urgente possível, porque muitas crianças estavam visitando supermercados, visitando praças esportivas e, em alguns casos, sendo violentadas em casa e outras dependendo da nossa merenda, então, era muito necessária a retomada rede estadual”, afirmou Édio.

São cerca de 205 mil alunos, sendo que 63% deles, na faixa etária entre 12 a 17 anos, já receberam a primeira dose da vacina. No caso das pessoas acima de 18 anos, o secretário explicou que a cobertura vacinal é de 94% e a intenção é “avançar muito mais” em todas as idades.

“Este retorno também é um instrumento de vacinar, de buscar essas pessoas. No caso do público de 12 a 17 anos, eles podem retornar a aula com segurança e ainda tomar a vacina. Temos que trazer essas pessoas para a vacinação da segunda dose e aumentar esse percentual de 63% deste público, em específico, então, é uma decisão madura, tranquila e a Saúde vai acompanhar esse processo”, ponderou Riedel.

 

 

 

(*) G1 MS